Pursuit of Happiness



 

Add to FaceBookAdd to Twitter

A felicidade deve morar em algum lugar de São Francisco. Uma cidade assim colorida, diversa, charmosa e completa deve acolher também a felicidade em alguma de suas ladeiras, no jardim de uma casa vitoriana, num banco do Golden Gate Park, nas calçadas da elegante Fillmore St ou da hippie Haight-Ashbury… são tantos os lugares que encantam e que nos contam histórias na “Cidade da Neblina” que não me caberia aqui tentar citar cada um deles.

Um sentimento geral de tranquilidade e alegria é o que se percebe em São Francisco, quem ali for com o coração e espírito bem abertos.

Neste ensaio retrato brevemente quatro opções de vida, pequenos pedaços coloridos de corpo e espírito que contribuem com o complexo mosaico que compõe a mais bela cidade que visitei nesta viagem. São quatro realidades bastante diferentes, mas que de alguma forma encontram-se no mesmo ponto: a busca pela felicidade.

Um senhor já em idade avançada rega seu jardim frontal numa rua de Fillmore. Busca talvez ali a paz que buscou durante uma vida de trabalho duro e sacrifícios. O esmero com que irriga as árvores e arbustos que enfeitam sua fachada nos diz um pouco sobre a dedicação que teve com a própria vida e com aqueles que amou.

Em Haight-Ashbury cantores de rua, artistas, mendigos, jovens e mesmo lojistas, em busca de um estado suspenso de felicidade, em busca de alguma alternativa à dura vida que lhes exige aluguel, contas, responsabilidades, fazem o que lhes parece o melhor a ser feito: vendem artesanato ou itens especializados numa pequena loja, cantam, tocam violão e gaita, mendigam, fumam maconha. Vale notar como a droga é parte da cultura de São Francisco como em nenhuma outra cidade dos Estados Unidos. Seu acesso e disseminação é tal que arrisco dizer ser essa a cidade mais legalizada da America, ou melhor, não fui eu quem disse tal frase, foi o homem que canta alegremente seu violão na à sombra de uma árvore em troca de algumas moedas.

Na praia que estende-se entre o Clube de Yate e a Golden Gate Bridge, logo após o anacrônico Palace of Fine Arts, praticantes de wind e kite surfing entram em simbiose com o mar em um dos “top 3 days of the year”, como definiu o homem que recolhia sua pipa após horas navegando o vento sobre as gélidas águas do Pacífico.

Na área portuária, uma das poucas em que é possível percorrer  centenas de metros sem enfrentar estenuosas ladeiras, atletas amadores ou profissionais correm em busca de uma rotina mais saudável, um corpo mais forte, um fôlego mais longo. É engraçado observar tantos corredores numa área que é também frequentada por centenas de turistas. É mais um dos lugares em que os habitantes da cidade misturam-se com os habitantes do mundo todo, que vem a São Francisco à procura de uma pausa, de algum encantamento, à procura da felicidade.

 

 

 

6 thoughts on “Pursuit of Happiness

  1. Titi's

    Fenomenal!
    Sempre quis conhecer esse lugar, depois de ver suas fotos e ler seu depoimento fiquei mais ainda!

    Reply
  2. César A.

    Fantástico!!! Parabéns amigo, pelas belas imagens que nos inspiram. Grande abraço e “A GOOD TRIP”(sei que está sendo, rs)!

    Reply
  3. maarcia rocha

    O nome da cidade já simboliza alguém que busca alegria em coisas simples como cantar na rua. Parabéns por sua inspiração ter captado tão bem a harmonia de San Francisco.

    Reply
  4. henrique

    Cara, lindas fotos e texto. Sabia que você ia gostar daí. Acho que mesmo que eu ainda visite muitas cidades do mundo, São Francisco vai ficar entre as top.

    Reply
  5. Gerlinda

    Oi, Vitor!
    Parabéns pelo seu belíssimo trabalho. Suas fotos falam direto ao coração. São de uma beleza e singeleza impares. Deus te deu esse dom e vc o está usando da melhor forma: eternizando a beleza de momentos únicos e nos emocionando com seu trabalho.

    Reply
  6. Pingback: Jornada Americana «

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s