Bay Area lifestyle

 

Add to FaceBookAdd to Twitter

Santa Cruz, San Jose, Oakland e outras cidades menores que se mesclam em um grande centro urbano compõe a chamada Bay Area de São Francisco, algo como a essência da costa oeste americana, um estilo de vida. Assumir esse estilo significa, quase que obrigatoriamente, praticar o surf e gostar de carros. Ao menos foi essa a impressão que tive ao passar quase uma semana na compania de Ian e Neil, the bay area boys, personagens que mais aparecem neste ensaio, os quais conheci no Burning Man.

Ian (retrato tocando guitarra) é um ser humano complexo. Músico por aptidão e incrível dedicação: toca com exímio o violão e a bateria, se vira no teclado e canta (ou esforça-se para cantar). Filósofo por natureza, está no último ano do curso de Direito da Universidade de Santa Clara e mostrou-se um aluno aplicado em aprender frases para paquerar brasileiras: “oi, qual seu nome, você é linda, eu gosto de você, já beijou um americano?, sempre tem uma primeira vez”, ele dispara em sequência.

Neil (retrato posando com prancha) não parece ter completado recentemente 23 anos, sua segurança e facilidade para conhecer pessoas e rapidamente assumir uma posição de destaque em qualquer grupo indicam uma auto-confiança fora do normal. Uma das pessoas mais divertidas e maduras que conheci nesta viagem, e com quem aprendi a levar a vida menos a sério. Story teller seria uma boa definição para esse camarada.

Com eles aprendi um pouco melhor o significado do termo “lifestyle”, estilo de vida. Trata-se de uma escolha que fazemos diariamente. Uma maneira de nos afirmarmos, de nos encontrarmos e de nos situarmos na rede social. Mas não é uma escolha simples, ou definitiva. Escolher um estilo de vida é tarefa desafiadora, está sempre a nos lembrar quem somos e quem desejamos ser. Há pontos na vida em que precisamos rever escolhas passadas, tomar coragem para assumir um novo estilo, tomar outros rumos.

Mas assumir ou abandonar um estilo de vida sempre envolve coragem. Coragem deveria vir acompanhada de Certeza, mas parecem ser essas duas amigas distantes, vivem em desencontros e correspondem-se apenas ocasionalmente, em ligações entrecortadas, cartas manchadas de tinta. Deveriam passar uns dias juntas em alguma praia da Bay Area, quem sabe ali se entenderiam.

 

 

 

8 thoughts on “Bay Area lifestyle

  1. marcia rocha

    Vitor, as fotos reproduzem lindos momentos de estilos de viver na costa leste. Que a meditação reflita a força das escolhas do vir a ser e do contato com o Eu Superior.

    Reply
  2. deborahklabin

    Vitor,

    fotos lindas que trasnmitem uma sensação deliciosa. Quase consegui sentir a maresia no rosto🙂
    parabéns!

    Reply
  3. Jean Peixoto

    Sempre pensei em estilo de vida como uma consequência involuntária, mas entender escolha é um ponto de vista muito mais atraente.
    Admiro quem não se submete completamente as pressões sociais ou de cultura de massa e consegue se definir fora dos moldes convencionais, os que conseguem seguir firme em suas escolhas, claro, isso requer muita coragem e defintivamente não é fácil, mas é uma grande conquista. Pessoas como essa me inspiram.

    Reply
    1. vitorschietti Post author

      Pessoas como essas me inspiram tb, Jean, se encontrar alguma vou fazer umas boas perguntas… é uma de escolha muito difícil e nebulosa, mas há momentos em que nos confrontamos com ela de frente, e aí não tem pra onde fugir.

      Reply
  4. Rogerio Schietti

    É isso aí, Vítor, continue, sem stress, buscando aliar a coragem com a certeza.
    Mas acho que a coragem é inimiga da certeza. Surfar, aliás, exige muito dessa qualidade. Nice shots!
    Rogerio Schietti

    Reply
  5. Pingback: Jornada Americana «

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s