a morte

Não lidamos com a morte de frente porque elas nos aponta dedos. Nos mostra o que não queremos ver em nós mesmos,o apego ao ego.

O dissolvimento do ego é a aceitação da morte, a liberação para a consciência livre, entre-vidas, entre caminhos.

Mas ao depararmo-nos com a inevitabilidade dos entes queridos, daquele que olham por nós desde antes de estarmos nesse planeta, pois todos nós os temos ou os tiveram, achamos difícil encarar de frente a morte. Ao viver neles o fim, o separo, o término, o sono, a viagem, a ausência, no confrontamos com a solidão da alma. Solidão esta ainda cega à união completa, planetária, cósmica, pois em sua pequenês as alturas ainda estão nas nuvens.

Tia Lúcia foi uma alma solitária. Nunca se casou, e nunca teve um grande amor. Imigrou de São Paulo em meados da década de 90 para morar com o irmão e a sogra, meu avô Dudu e vovó Rosa. Com a partida do irmão, lenta, sofrida e sentida por todos, passou a morar apenas com a cunhada. Cuidou de mim em algumas tardes da infância que tive no Lago Norte, bairro cujo retrato de duas décadas atrás também sofreu morte sentida por todos, mas subita, tal como um acidente de carro.

Depois de dois anos internada num asilo, onde recebia ótimos cuidados e uma condição de vida que minha vó não mais poderia oferecer, foi deixando a voz aquietar-se. Quem antes era esbravejante, um pouco amarga com a vida, foi mostrando apenas seu lado mais bom, mais verdadeiro. Recitava orgulhosa uma prece de Santo Antônio com as magras mãos sobre o peito. 

Foi aquietando-se. Morreu de manhã, enquanto preparava-se para o banho. Morreu quieta, pequena, bela.


Add to FaceBookAdd to Twitter

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s