Silêncio das Três

VII

I

IX

XI

X

XI
XII
II
VIII
XIII
III
VIII
IV
XVIII
XVI
XV
VI
VI
XIV
Às três da madrugada de uma terça-feira qualquer, enquanto Nova Yorque ouve uma sirene de ambulância cruzando a 5ª avenida, enquanto filas ainda se formam em baladas da Vila Augusta, em São Paulo, enquanto um trabalhador embreagado sai cantarolando de um karaokê na avenida Shibuya, em Tóquio, enquanto um filme é gravado na Sunset Boulevard, em Los Angeles, enquanto bohemios discutem política em altos tons no Cartier Latin, em Paris, a via W3, em Brasília, dorme.
Viver em uma cidade que proclama-se coração de uma gigante nação, mas que aquieta-se com o cair da noite, é um privilégio, não um lamento.
O homem esquece-se que o sono e o sonho são partes vitais da vida, são alimento para a alma. Mas é afortunado o brasiliense, que vive, ainda que muitas vezes a contragosto, em uma cidade que sabe dormir, que sabe sonhar.
Silêncio das Três é um trabalho autoral iniciado em 2008, onde tento retratar a quietude de Brasília às 3 horas da madrugada. Foram mais de uma dezena de saídas noturnas, algumas acompanhadas de amigos, outras sozinho, sempre atento ao silêncio e à placidez de paisagens urbanas que são urbanas justamente por existirem assim, sob a luz amarelada dos postes de tungstênio.
Em uma das maiores obras de Akira Kurosawa, “Sonhos”, o protagonista depara-se com um velho ancião que concerta um moinho d’água. Intrigado pela simplicidade e aparente falta de conforto em que vivem os habitantes da pequena vila, questiona:
“Mas sem eletricidade vocês não tem luzes, e como fazem durante a noite?”
eis que o velho responde “Temos velas e lampiões, eles nos bastam”
“Mas a noite é escura!”
“Evidente, é assim que devem ser as noites.”
A série Silêncio das Três faz parte da linha de arte da Schietti Fotografia, e pode ser vista em tamanhos maiores no flickr

Add to FaceBookAdd to Twitter

3 thoughts on “Silêncio das Três

  1. carolina

    lindas fotos! essa é minha hora insone (mas ainda assim repleta de sonhos), a hora mais linda de Brasília, cheia de cheiros e sons que só se percebem então. as luzes dos postes como estrelas e o ar frio, quase crocante…como eu sinto saudade de rodar por essas ruas às três. obrigada pela linda lembrança. parabéns.

    Reply
  2. Misleine

    Que lindo!!! Despertou em mim o amor que tenho pela minha cidade!!! Obrigada por este pequeno grande momento feliz!!!
    Parabéns!
    Misleine

    Reply

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s